Uma visão geral do Salesforce Marketing Cloud
- Juan Juan
- 31 de mai. de 2023
- 10 min de leitura

Antes de iniciarmos nossas trilhas de aprendizado para certificações, release notes e dicas de implementação, é muito importante entendermos o que é o Salesforce Marketing Cloud e tudo o que podemos fazer com essa nuvem que é a queridinha de muitos profissionais!
Este post esta dividido nos seguintes tópico:
- História do Marketing Cloud e produtos de Marketing da Salesforce
- Evolução do Marketing Cloud
- Produtos do Marketing Cloud
- Benefícios de utilizar o Marketing Cloud
- Casos de uso resolvidos pelo Marketing Cloud
- Conclusão
Tire um tempo do seu dia para ler esse artigo! Preparamos com muito amor e carinho! E não esqueça de postar o seu feedback na aba de comentários no final da página, isso nos ajuda a preparar sempre os melhores conteúdos para vocês! 😉
História do Marketing Cloud e produtos de Marketing da Salesforce

O Salesforce Marketing Cloud é plataforma de marketing digital e CRM (Customer Relationship Management) que automatiza processos de marketing digital por e-mail, mídia social, aplicativos móveis, SMS, sites e muito outros canais de comunicação.
Foi fundada em 2000 sob o nome de ExactTarget e foi renomeada para Salesforce Marketing Cloud em 2014 após a aquisição pela Salesforce.
A Salesforce adquiriu a Pardot na mesma aquisição. O Pardot foi inicialmente desenvolvido como uma plataforma de automação de marketing B2B (business-to-business) para SMBs (pequenas e médias empresas), em oposição ao ExactTarget, que era mais focado em B2C (business to customer). O Pardot ainda existe hoje no ecossistema Salesforce, mas não foi integrado ou fundido ao SFMC/ExactTarget, nem foi renomeado como um produto Salesforce “Cloud”.
Evolução do Marketing Cloud
A nuvem do Marketing Cloud está em constante evolução. 3 vezes ao ano a Salesforce incorpora novas features, produtos e correções em suas nuvens a partir das releases de verão, inverno e primavera. Essa constante evolução da plataforma faz com que, por muitos anos consecutivos, o Marketing Cloud continue sendo a plataforma de CRM e Marketing #1 no mundo. Alguns exemplos de aquisições e lançamentos na plataforma ao longo dos anos são:
- 2014: Lançamento do módulo do Journey Builder no rebranding de ExactTarget para Salesforce Marketing Cloud
- 2015: Lançamento lançamento de uma nova versão do Social Studio

- 2016: Lançamento do módulo do E-mail Studio que facilitou o envio, desenvolvimento e análise de resultados em uma plataforma única
- 2017: Lançamento da parceria com o Google Analytics com a integração do GA360

- 2018: Lançamento da parceria com a Litmus, plataforma de QA e teste para desenvolvimento de e-mails

- 2019: Lançamento dos módulos do Datorama, Einstein e Interaction Studio


- 2020: Lançamento de jornadas de envio único, novos módulos do Einstein e FTP
- 2021: Lançamento da integração entre a Salesforce CDP (Plataforma de unificação de dados do cliente) e integração com o Google Analytics 4

- 2022: Rebranding de estúdios e construtores, melhorias no Einstein e Integrações por API com sistemas externos como AWS e Azure
Você não precisa se preocupar em saber tudo sobre o Marketing Cloud de uma única vez! Ao longo dos meses, iremos desmembrar todos os estúdios da plataforma e release notes com os principais pontos e casos de uso de aplicação no seu dia-a-dia profissional! 😎
Caso você deseja ler sobre as release notes / notas de atualização antigas e novas, você consegue acessa-las clicando aqui!
Produtos do Marketing Cloud
O Salesforce Marketing Cloud é uma plataforma capaz de oferecer suporte a muitos processos de marketing, incluindo execução de campanha multicanal, mapeamento dinâmico da jornada do cliente, análise pré e pós-campanha, como criação e segmentação de público, engajamento e publicidade em mídia social e uma plataforma de gerenciamento de dados . O Marketing Cloud separa seus componentes em “Estúdios” e “Construtores”:
Os “Estúdios”, ou Studios gerenciam e interagem com os canais de comunicação. No Marketing Cloud, eles incluem Email Studio, Interaction Studio, Social Studio e Mobile Studio.
Os “construtores”, ou Builders gerenciam dados, conteúdo e jornadas do cliente na plataforma. Eles são frequentemente usados pelos estúdios. Por exemplo: Journey Builder e Analytics Builder.
Vale ressaltar que, como apresentamos na sessão acima, em 2022 a Salesforce renomeou boa parte dos produtos do Marketing Cloud. Muitas pessoas ainda falam com a nomenclatura, porém é muito importante apresentar as novas nomenclaturas, pois você provavelmente irá se deparar com as novas nomenclaturas em documentações oficiais.
Nomes Formais | Novas Nomeclaturas |
Salesforce CDP | Marketing Cloud Customer Data Platform |
Interaction Studio | Marketing Cloud Personalization |
Messaging & Journeys | Marketing Cloud Engagement |
Pardot | Marketing Cloud Account Engagement |
Advertising Studio | Marketing Cloud Advertising |
Datorama | Marketing Cloud Intelligence |
Agora que já sabemos a principal diferente dos módulos do Marketing Cloud e temos em mãos as novas nomenclaturas, vamos falar um pouco de cada produto e suas principais utilizações!
Não entraremos tão a fundo pois já estamos planejando artigos para cada produto e estúdio do Marketing Cloud! 😊
Alguns produtos apresentados abaixo como E-mail Studio, Audience Studio, Journey Builder, Automation Studio e Content Builder são conteúdos que sempre aparecem na prova de E-mail Specialist, então você poderá ter uma visão mais aprofundada sobre os mesmos nos posts exclusivos para provas de certificação!
E-mail Studio
Permite criar e enviar emails personalizados, boletins básicos, testes A/B e campanhas mais complexas de maneira direta ou agendada. Com o E-mail Studio, você consegue criar mensagens inteligentes, atrativas e completamente personalizada de forma drag-and-drop sem a necessidade de ter conhecimento HTML, além de entregar mensagens promocionais, de transação e acionadas.
Determine públicos-alvo, automatize os processos de agendamento de e-mails, distribuindo relatórios personalizados e importando os dados de diferentes fontes. Suas campanhas de e-mail serão bem-sucedidas e lucrativas graças aos recursos deste produto!

Audience Studio
O Marketing Cloud permite capturar, unificar e ativar seus dados para fortalecer os relacionamentos com os consumidores em cada ponto de contato com uma plataforma de gerenciamento de dados eficiente. O Audience Studio é onde as suas bases de dados estarão hospedadas, em formato de Extensões de Dados (Data Extensions). Com o Audience Studio, você consegue criar esquemas de dados e relacionamento de bases complexos para utilizar em qualquer envio de comunicação no Marketing Cloud.
O Audience Studio permite:
Criar perfis de dados completos – combina todos os dados de qualquer origem para proporcionar uma experiência de marketing mais relevante.
Descobrir novas percepções – responda a novos sinais e fontes de dados para identificar novos públicos.
Acessar fontes de dados de alto nível – use fontes de dados de segunda e terceira partes para criar e dimensionar seus públicos.

Journey Builder (Marketing Cloud Engagement)
A cereja do bolo do Marketing Cloud! 🍒 A maioria dos clientes contratam o SFMC por conta de suas ferramentas para criar jornadas completas para seus clientes. Uma incrível experiência de criação de automação de campanha que mapeia visualmente a 'jornada' que os contatos farão por meio de seus pontos de contato de marketing.
Segmente os contatos em públicos-alvo mais específicos usando caminhos e aproveite uma barra lateral de diferentes fontes de entrada, atividades (por exemplo, enviar SMS) e controles de fluxo. Visualize o comportamento dos clientes e interaja com eles com base em eventos em tempo real, como compras, downloads, carrinhos abandonados, etc.
O Journey Builder possui uma tecnologia de alto nível que permite realizar processos entre sistemas, incluir dados de cliente dentro da jornada a partir de um comportamento externo (via WhatsApp, CDP, Google Analytics, Landing Pages, etc) e também possui ferramentas de segmentação muito avançadas, desde engajamento básico de e-mail de aberturas e cliques, a espera de resposta em um chat no WhatsApp.

Automation Studio
O queridinho dos desenvolvedores! ⚙️
É um aplicativo do Marketing Cloud usado para executar atividades de gerenciamento de dados e marketing de várias etapas de maneira imediata, acionada ou programada. A tela de fluxo de trabalho do Automation Studio é utilizada para orquestrar automações simples ou de várias etapas.
Crie automações usando atividades de automação como Enviar email, Importar arquivo ou Consulta SQL. Com inícios de jornadas programados, conectados por importação de arquivos via FTP ou por acionamentos de sistemas externos como Azure ou AWS!

Content Builder
Gerencie e compartilhe conteúdo multicanal em um único lugar! 📝
Envie mensagens para seus clientes em todos os canais digitais e ofereça uma experiência consistente durante toda a jornada do consumidor. Projete e crie mensagens com conteúdo inteligente usando blocos de conteúdo inteligente e modelos otimizados para dispositivos móveis em um editor de conteúdo fácil de usar com interface do tipo drag-and-drop.
O Content Builder é o módulo voltado para o desenvolvimento de mensagem de comunicação no Marketing Cloud, seja ela e-mail, SMS, Push ou mensagem de WhatsApp.
Esse módulo possui muitas tecnologias de ponta, desde uma interface completamente intuitiva que permite que o designer ou criador de conteúdo crie e-mails de forma drag-and-drop, a bloco iterativos como formulários de e-mail, conteúdos dinâmicos e carrossel de imagens.

Mobile Studio
Quer criar uma verdadeira experiência multicanal para seus clientes? Então você não pode deixar de implementar o Mobile Studio, a ferramenta que estabelece uma comunicação direta, pessoal e personalizável com seus clientes através de seus dispositivos móveis.
Investir em comunicações mobile pode alavancar sua estratégia multicanal, pois todos sabemos que os smartphones já fazem parte do nosso dia-a-dia e não vão embora tão cedo!
O Mobile Studio é dividido em 3 produtos:
MobileConnect = Módulo do Mobile Studio voltado para o canal de comunicação de SMS
MobilePush = Módulo do Mobile Studio voltado para o canal de comunicação de Push
GroupConnect = Módulo do Mobile Studio voltado para o canal LINE e mensagens no Facebook Messenger

Social Studio
Solução para criar, agendar e monitorar seus esforços de mídia social. Você pode organizar postagens sociais por marca, região ou agrupar várias equipes em uma interface unificada. Os poderes do Social Studio incluem engajamento em tempo real, engajamento avançado e análise de mecanismo de pesquisa.
Infelizmente, esse módulo será desligado do Marketing Cloud em Novembro de 2024, e até agora, não existe previsão ou anúncio de outro produto que tomará o seu lugar... 😢

Advertising Studio (Marketing Cloud Advertising)
Enriqueça sua estratégia de marketing com publicidade digital e gere mais leads com a ajuda do Advertising Studio. Alcance seus clientes atuais e público-alvo em potencial com anúncios relevantes e atraentes nos diferentes canais de mídia social e na pesquisa do Google. Estabeleça a conexão entre Pardot, Sales Cloud e Marketing Cloud para compartilhar os dados necessários e criar campanhas publicitárias bem-sucedidas!

Web Studio / Cloud Pages
Aumente a lista de e-mails, incremente as vendas online ou promova ofertas especiais com CloudPages. Ofereça uma experiência única para seus clientes criando um conteúdo que reflete a sua marca. Mantenha a coerência entre os conteúdos apresentados em landing pages, hotsites, Facebook, aplicativos e em outros canais, assegurando uma experiência do cliente integrada.
O Web Studio é o produto do Marketing Cloud onde você pode desenvolver Landing Pages e páginas de scripts para qualquer tipo de dispositivo. Normalmente apenas desenvolvedores trabalham com esse produto do Marketing Cloud, e sua utilização varia de desenvolvimento de landing pages para eventos a páginas de captação de leads em web.
Datorama / Intelligence Reports
Toda plataforma de Marketing precisa de gráficos! 📈
Usando esta ferramenta de automação, você pode conectar todos os seus dados de marketing em uma única fonte. Obtenha os relatórios holísticos, meça e otimize os processos de marketing. Reúna os dados de diferentes recursos, acompanhe a conscientização e o envolvimento do cliente e visualize os gráficos de KPIs de impacto.

Interaction Studio / Personalization
O Interaction Studio é a solução de gerenciamento de interação e personalização em tempo real do Salesforce Marketing Cloud. Mas o que isso significa?
Significa dar às organizações (especialmente aos profissionais de marketing) a capacidade de promover produtos e serviços relevantes para seus clientes e clientes em potencial em canais como Web, e-mail e dispositivos móveis em tempo real com ofertas específicas e exclusivas para eles.
Por exemplo, à medida que os clientes navegam em seu site e navegam para páginas diferentes, essas interações podem ser capturadas e usadas para alterar as sugestões de produtos, ofertas, imagens da página inicial e outras sugestões de conteúdo que eles veem em tempo real à medida que continuam navegando seu site. Imagine seu site sendo dinâmico para cada cliente individual!

Einstein
Imagine ter uma inteligência artificial que diz a frequência e horário certo de envio de e-mails, pontuação de clientes a partir do engajamento e qual canal de comunicação eles mais gostariam de receber mensagens suas?
Pois no Marketing Cloud isso já existe! Te apresentamos o Einstein!
O Einstein para o Marketing Cloud se resume em 9 produtos que possuem uma inteligência artificial para segmentar e recomendar diversas coisas para nossa base de cliente, tudo com o mesmo propósito: gerar mais engajamento e fazer com que o cliente se sinta cada vez mais parte da sua marca!
Os módulos do Einstein no Marketing Cloud são utilizados para diversas coisas:
Personalização de conteúdos = E-mail / Web Recommendations e Content Selection
Teste de conteúdos = Content Testing, Messaging e Copy Insights
Segmentação para melhorar engajamento = Engagement Frequency e Engagement Scoring
Personalização de envio de mensagens = Send Time Optimization


Todos os módulos apresentados acima merecem um post especial para cada um, mas teremos um artigo super especial desmembrando tudo o que podemos fazer com cada módulo do Einstein no Marketing Cloud, fiquem atentos! ❤️
Loja AppExchange / Produtos externos
Vocês realmente acharam que a variedade de produtos no Marketing Cloud terminaria no Einstein? Pois temos uma coisa para anunciar: existe uma infinidade de produtos personalizados disponíveis para o Marketing Cloud!
O AppExchange é uma loja de aplicativos onde usuários podem submeter e baixar diversos aplicativos de graça para qualquer tipo de processo ou trabalho no Marketing Cloud. Um dos mais famoso é o Deployment Manager (Aplicativo voltado para deploy entre unidades de negócio para adequação a processos CI/CD - O Deployment Manager ficou tão famoso e tão utilizado que a Salesforce criou um aplicativo próprio, o Package Manager) e o Query Studio, aplicativo voltado para desenvolvimento de SQL queries sem a necessidade de criar uma atividade e rodar uma automação no Automation Studio.
Super incentivamos você, profissional Marketing Cloud, a se aventurar no AppExchange e encontrar aplicativos que possam te ajudar no seu dia-a-dia profissional!
Benefícios de utilizar o Marketing Cloud
De acordo com a Invespcro, 80% dos profissionais de marketing que usaram software de automação de marketing viram um aumento no número de leads e 70% tiveram um aumento de conversação. Por sua vez, 91% dos respondentes confirmam que é muito importante para o sucesso geral de seus processos de marketing online.
Usar uma plataforma de CRM com alta tecnologia e inteligência artificial como o Marketing Cloud é útil e traz resultados impressionantes para seus negócios. Com base na funcionalidade das ferramentas mencionadas acima, podemos concluir que o Marketing Cloud consegue ajudar a alavancar as estratégias CRM da sua empresa por meio de:
Campanhas de Marketing Personalizadas
Marketing Multicanal
Automação e Eficiência
Escalabilidade e Flexibilidade
Visão de 360 do seu público
Casos de uso resolvidos pelo Marketing Cloud
O Marketing Cloud é uma plataforma abrangente que ajuda as empresas a superar vários desafios de marketing. Aqui estão alguns desafios de negócios que podem ser resolvidos usando o Salesforce Marketing Cloud:
Estratégias de marketing ineficazes
Recursos de marketing limitados
Fraco engajamento do cliente
Processos de vendas ineficientes
Insights limitados sobre o desempenho de marketing
Conclusão
O Marketing Cloud da Salesforce pode salvar o relacionamento com seu cliente de diversas maneiras, além de ser um software insubstituível para o seu negócio, uma vez que ele permite o desenvolvimento de campanha complexas, personalizadas e com múltiplos pontos de contato em diversos canais de comunicação em uma interface amigável, intuitiva e completamente drag-and-drog. Com os produtos padrão do Marketing Cloud, você já consegue alavancar suas estratégias e campanhas de e-mail, analisar com precisão os seus resultados e segmentar de forma eficiente sua base de dados, para enviar sempre a melhor comunicação no tempo certo.
Caso você se interessou em algum tópico específico desse artigo, ou deseja aumentar seu conhecimento em algum produto do Marketing Cloud, não deixe de acessar essa trilha no trailhead, todo o conteúdo apresentado nesse artigo esta presente, e é um ótimo complemento! Abaixo disponibilizamos alguns links que nos ajudaram muito a preparar esse artigo para vocês!
Esperamos que vocês tenham aproveitado a leitura e tenham adquirido um novo conhecimento! Não deixem de comentar abaixo sobre o que vocês acharam do artigo e propor alterações ou novos tópicos, dessa maneira sabemos como continuar preparando os melhores recursos para vocês! 🤗❤️
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