top of page

Guia para prova de Marketing Cloud Email Specialist

Olá, trailblazer!


Primeiramente, gostaríamos de te parabenizar por dar seu primeiro passo: buscar informações sobre a prova de Email Specialist da Salesforce. Disponibilizaremos um conteúdo 100% em português para que você comece a estudar para a sua prova no nosso blog. Neste primeiro post, apresentamos um breve resumo da prova com as principais dicas de estudo.


Sobre a prova


  • Questōes: 60 questōes múltipla escolha.

  • Tempo para finalizar a prova: 90 minutos, mas logo abaixo nesse post iremos te ensinar a ter um adicional de 30 minutos na sua prova, somando 120 minutos!

  • Média para passar: 67%

  • Valor: USD 200. É possível conseguir vouchers na internet que te dão desconto na prova, mas dificilmente você conseguirá um voucher de 100% do valor. Existem vouchers de USD 40 e USD 140 (sempre bom ficar de olho online e participar de eventos que te fornecem vouchers, como o Certification Days). Busque online por “Salesforce Certification Vouchers”, existem alguns sites focados nisso.

  • Valor para refazer: Caso você reprove na prova, você terá que pagar uma taxa de USD 100, mas os vouchers também funcionam para retake.

  • Onde fazer a prova: Online ou fisicamente. Tem algumas cidades que possuem um local para que você faça sua prova, cheque se na sua cidade existe esse local.

  • Pré requisitos: Nenhum.


Detalhes da prova


As provas da Salesforce são sempre divididas em temas, e cada tema tem uma porcentagem. O ideal é que você domine todos os temas, mas se tiver que focar em um tema específico, escolha os temas de maior porcentagem, isso significa que você encontrará mais questões sobre esse temas. Grande parte das questões serão voltadas para um cenário real, onde irão te fornecer uma situação real e você precisa selecionar a melhor/as melhores opções. Nos próximos posts, iremos detalhar melhor cada tema para os seus estudos, fique tranquilo!


Email Marketing Best Practices (10%)


  • Avaliar estrategicamente e tecnicamente emails marketing para desenvolver emails e jornadas de email/automações efetivas.

  • Diferenciar elementos de um email que podem impactar a entregabilidade dos emails.

  • Demonstrar apropriadamente e efetivamente técnicas de retenção e aquisição de assinantes.


Content Creation and Delivery (24%)


  • Escolher o melhor método de envio, recomendando ferramentas do Marketing Cloud para usar quando um email está sendo preparado para o envio.

  • Criar e customizar um email para atender a necessidade do seu cliente.

  • Configuração de envio de emails para atender a necessidade do seu cliente.

  • Organizar e gerenciar campanhas e conteúdos de email.


Marketing Automation (26%)


  • Recomendar a solução de automação de marketing apropriada.

  • Montar a solução de Automation Studio apropriada.

  • Montar a solução de Journey Builder apropriada.


Subscriber and Data Management (26%)


  • De acordo com os requisitos, configure a extensão de dados no Marketing Cloud.

  • De acordo com os requisitos, determine como deve acontecer a importação de dados no Marketing Cloud.

  • De acordo com os requisitos, configure as ferramentas de segmentação para modelar dados.

  • Identificar e solucionar problemas de discrepância de envio com base no gerenciamento de preferências do assinante.


Insights and Analytics (14%)


  • Explicar as diferentes métricas disponíveis para campanhas de email e o que cada uma significa.

  • Dado uma campanha de marketing, descreva os passos envolvidos para analisar a performance da campanha.

  • Configurar e rodar relatórios automatizados do Marketing Cloud.

  • Recomendar um produto do Einstein que vai analisar a efetividade de uma campanha.


Agora que vimos todas as informações sobre o conteúdo da prova, vamos responder algumas perguntas que são frequentemente perguntadas sobre a prova, mas caso você tenha mais alguma dúvida ou sugestão, pode entrar em contato com a gente por aqui.


Quem é o profissional deve fazer a prova de Email Specialist?


Essa prova é direcionada para profissionais que possuem conhecimento, habilidades e experiência em boas práticas de Email Marketing, com foco em criação de conteúdo, manutenção de dados e assinantes, entregabilidade e relatórios/análise de dados na plataforma Salesforce Marketing Cloud. Este profissional tem experiência na parte técnica e estratégia de campanhas de marketing. Além disso, precisa saber como resolver problemas técnicos da plataforma.


Quais ferramentas do Marketing Cloud este profissional precisa ter conhecimento?


Este profissional preferencialmente deve ter experiência com Marketing Cloud, mais especificamente com Email Studio, Content Builder, Journey Builder, Einstein, importação de dados, segmentação de dados e gerar formulários com informações de envio de emails.


Eu preciso saber linguagem de programação para fazer a prova de Email Specialist?


Não, o que você pode acabar precisando é de um conhecimento básico (bem básico mesmo) nas linguagens de programação do Marketing Cloud (AMPscript, GTL e SSJS) e ferramentas de desenvolvimento de email (HTML e CSS). Fica tranquilo, você não precisará ter conhecimento mais aprofundado nesses temas.


Quanto tempo de experiência eu preciso ter para fazer essa prova?


A Salesforce recomenda 6 meses de experiência com a plataforma, mas nada impede que você tente antes.


A prova é em inglês?


Infelizmente todas as provas da Salesforce são em inglês. Existe a possibilidade de você estender o tempo de prova em 30 minutos para não falantes nativos de inglês (explicaremos como ainda neste post). Recomendamos que se possível, você use sua org do Marketing Cloud em inglês, para que você se habitue com as nomenclaturas.


Como marcar a minha prova?


  1. Acesse o Webacessor.

  2. Crie a sua conta no Webacessor.

  3. Clique em “Register for an Exam”.

  4. Clique em “Marketing Cloud Exams” e selecione “Marketing Cloud Email Specialist (ET)”. Importante que você selecione a prova que tem o “(ET)” no final, essa é a opção para adicionar 30 minutos para não falantes de inglês.

  5. Escolha se você quer marcar a prova “Online” ou “Onsite”. Neste caso, iremos guiar você para marcar a prova online, já que a maioria das pessoas optam por fazer a prova online. Clique no botão “Register”.

  6. Selecione o time zone, dia e horário da sua prova (atenção para não marcar a prova de madrugada. Acreditem, é muito comum acontecer esse erro hahaha). Selecione o checkbox e clique no botão “Select”.

  7. Caso você tenha um voucher, adicione o voucher no campo “Coupon/Voucher Code” e clique no botão “Submit”.

  8. Clique no botão de “Checkout” e efetue o pagamento. O pagamento pode ser feito no cartão de crédito.


Como tenho acesso a todo o conteúdo da prova?


Toda semana, iremos postar um conteúdo voltado para a prova de Email Specialist que ajudará bastante nos seus estudos. Fique de olho e acompanhe a gente por aqui!


Comments


© 2023, BrazucaForce - Todos os direitos reservados

Políticas de Privacidade

bottom of page